Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de uma casa em São Paulo, inserida numa vizinhança tipicamente paulistana, fora de muros condominiais, exigiu que testássemos neste contexto a validade de algumas das premissas do nosso trabalho - permeabilidade, abertura para o espaço urbano. Resulta da leitura dessas pré-condições um espaço amplo e leve, mas que resguarda o acolhimento necessário para as atividades cotidianas.
Construída para um casal no bairro do Butantã, a casa está posicionada acima do nível da rua, organizada sob a cobertura que encerra o amplo salão onde coexistem sala, cozinha, mezanino e a ala íntima, articulados por uma escada em concreto. É delimitada em suas pontas por um grande pano de vidro que, ampliando o espaço até os pátios, traz ventilação, iluminação natural e a paisagem urbana para o interior.
O espaço do mezanino explicita a operação de “abrir para fechar” que norteou o pensamento projetual: ao mesmo tempo em que integra-se ao todo do espaço, modula o salão, criando condições para formas de atividades paralelas e simultâneas acontecerem sem o uso de fechamentos e partições.
A obra resulta da intervenção em uma construção existente, cuja precária estrutura exigiu sua demolição completa, restando apenas a laje de concreto que cobre a garagem. A nova construção foi executada em alvenaria, concreto e aço.